contato@articularesolucoes.com.br

Análise SWOT/FOFA: como e quando aplicar em sua empresa

Análise SWOT Articulare

SWOT é uma sigla oriunda das iniciais das palavras em inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A análise SWOT (ou matriz FOFA) é uma ferramenta utilizada para tomada de decisões e contribui com a elaboração de planejamentos estratégicos.

A análise SWOT proporciona um diagnóstico mais claro sobre o ambiente interno e externo de uma empresa, sendo uma das metodologias mais consolidadas no mercado. Além de ser facilmente aplicada, ainda traz muitos benefícios para definição de estratégias.

A Matriz SWOT mapeia os fatores positivos e negativos do ambiente interno e as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Dessa forma, auxilia a identificação de problemas e ajuda na solução dos mesmos. Pode ser utilizada tanto no cenário organizacional quanto no pessoal para que se possa ter uma visão macro da situação.

Análise SWOT Articulare

Exemplo de matriz SWOT/FOFA

Qual melhor momento para utilizar a análise SWOT?

A análise SWOT é valiosa para obter uma visão do ambiente como um todo, traçar os movimentos estratégicos, conhecer mais profundamente o cenário onde se está inserido, e avaliar alternativas para as mais assertivas ações.

É recomendável aplicá-la tanto na empresa quanto nos colaboradores. Por se tratar de pessoas que exercem papeis importantes, e ligadas diretamente aos resultados, a análise SWOT pode auxiliá-los a identificar oportunidades e ameaças, trabalhando mais profundamente na eliminação de pontos fracos ou no minimizando-os, e potencializando os pontos fortes. Tudo isso contribui para o desenvolvimento de uma empresa e pessoa.

E como utilizá-la?

Para estar completa e bem feita, uma análise SWOT/FOFA precisa ser elaborada por um profissional especializado e com conhecimento do negócio de forma ampla. As dicas que daremos a seguir servem para a realização de uma análise SWOT básica.

Etapas a seguir:

  • Realizar o levantamento dos pontos fortes, os que precisam ser melhorados, as oportunidades, e as ameaças de seu negócio;
  • Ranquear fatores internos e externos, atribuindo uma pontuação a cada um de acordo com o impacto em seu objetivo. Sua pontuação não precisa ser em números, você pode estabelecer outros critérios de ranqueamento por importância;
  • Monte sua matriz SWOT com os fatores mais relevantes. Exemplo:

Análise SWOT Articulare

  • Cruze os fatores internos e externos, igual em uma matriz, considerando as seguintes questões: Quais forças podem reduzir o impacto de cada fraqueza? Quais forças podem ajudar a aproveitar cada oportunidade? Quais forças podem ajudar a se defender de cada ameaça? Quais fraquezas podem atrapalhar na hora de aproveitar cada oportunidade? Quais fraquezas podem potencializar ainda mais cada ameaça?
  • Agora, com a análise em mãos, é hora de interpretá-la, traçando seu plano de ação. Você deve se planejar levando em consideração todos os pontos que foram mapeados.

Conclusão

Apresentando muito valor para qualquer negócio, a análise SWOT faz com que sua estratégia e planos de ação sejam mais robustos e focados. Conheça o planejamento estratégico da ARTICULARE, uma solução para fazer sua empresa crescer e trazer mais resultados. Converse conosco e veja tudo que podemos oferecer para sua empresa!

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta