contato@articularesolucoes.com.br
Consultoria

Planejamento Estratégico

Formato próprio desenvolvido pela ARTICULARE com o objetivo de mobilizar todas as camadas da organização na elaboração da estratégia, gerando assim senso de dono e um propósito para todos. Desta forma desenvolvemos um modelo utilizando técnicas de Inovação, integrando Balanced Scorecard (BSC) e Objectives and Key Results (OKR), por meio de projeto faseado em 4 etapas:

Conceituação | Estruturação | Execução | Avaliação

FASE 1

Conceituação

Nesta fase trabalhamos na definição da visão em longo prazo, ou seja, definimos a meta utilizando o método SMART (S = Específico; M = Mensurável; A = Atingível; R = Relevante e T = Temporal). Com o “Norte” definido, estabeleceremos os pilares estratégicos, projetando assim quais serão os objetivos e as metas macros para os próximos 5 anos. Os pilares nos darão as prioridades para a próxima fase, onde desdobraremos as ações no mapa estratégico.

FASE 2

Estruturação

Com os pilares estratégicos definidos, chegou o momento de detalharmos os objetivos e as metas, transformando-os em indicadores de performance. Nesta fase traduziremos as visões definidas na fase anterior em um mapa estratégico (Balanced Scordcard- BSC), desdobrando a estratégia e os indicadores, usando o OKR (Objectives Key Results) como ferramenta para conquistar o comprometimento de todas as camadas da empresa.

FASE 3

Execução

Com o mapa estratégico e iniciativas definidos, agora é trabalhar no levantamento da base de dados para apuração dos indicadores. Nesta fase, criamos um dashboard para acompanhamento dos indicadores, definimos um cronograma factível, porém desafiador para as ações. Em paralelo, elaboramos em conjunto os planos de negócio dos produtos e serviços definidos como prioridade no atingimento da meta financeira. Desta forma, daremos embasamento e robustez ao plano definido.

FASE 4

Avaliação

Agora é hora de implementarmos as reuniões de resultados e acompanhamento dos indicadores. Definimos o formato das reuniões de resultado, trazendo as equipes temáticas para apresentarem as variações, bem como evoluirmos nas análises de causa raiz e na elaboração de planos de ação robustos.

Objetivo

Definir as metas de curto, médio e longo prazo através do método SMART;
Definir os pilares estratégicos, elaborando as principais ações para os próximos 5 anos;
Elaborar o Balanced Scorecard desdobrando a estratégia da empresa para todos;
Detalhar os objetivos de curto prazo por trimestre, introduzindo o conceito de OKR, no qual as pessoas participam e definem com quais ações poderão contribuir para atingir os objetivos da empresa, fortalecendo o sendo de pertencer;
Definir os indicadores de performance e introduzir o conceito de alto desempenho e produtividade;
Implementar reuniões de performance com foco em resultados e gestão por indicadores.

Resultados Esperados

Definir rumo da empresa;
Elaborar objetivos macro para os próximos 5 anos;
Desdobrar a estratégia para todas as camadas da empresa;
Enfatizar a importância da gestão por indicadores;
Implementar reuniões de resultado produtivas, com análise de causa raiz e plano de ação robusto.

Metodologia

Reuniões semanais presenciais para levantamento das informações e discussão da estratégia da empresa.

Público

Empresas de pequeno e médio porte que queiram se organizar para dar o próximo passo e maximizarem seus resultados.

Para mais informações ou orçamentos

Entre em Contato